quinta-feira, dezembro 22, 2005

Eu...

Há vinte nove anos atrás, faltava menos de um mês para que eu viesse ao mundo. No dia 19 de janeiro do ano de 77, aquele ano em que o Punk também surgiu, eu nasci sob fogos de artifício e em meio as águas do Atlâncio. Deram-me um nome que começa com mãe em francês e termina com legal em inglês. Mas virei Nite ou Niti, não sei a grafia, só sei que se assemelha ao sufixo de inflamação. Sou uma beduína de criação e por mal-criação.
Atualmente moro na lua, com São Jorge e o Dragão. Brinco de jogar pedrinhas para que os terráqueos imaginem ser estrela cadente. Passo as horas jogando xadrez com pedras gigantes que vieram da Fenícia e brotaram da crosta lunar. Em raros momentos, volto à Terra e resido em Macondo, looonge, cem anos pra chegar na velocidade da luz. Quero estar aqui e acolá, sempre que puder e quando não puder mais.
Case-se comigo, meu Rei, minha rainha, tire-me da Torre, façamos um roque e eu te empresto minhas pantufas de pingüim.
Por enquanto é só, volto mais além.
Volto, talvez, em 2006...

quarta-feira, dezembro 21, 2005

2005 - uma odisséia em Macondo.

(Vocês sabiam que o final feliz foi meio que uma invenção do cinema? Um dia conto isso melhor)


Bom, pessoas, esse ano foi algo um tanto surreal para mim. Janeiro foi difícil, entrei em depressão grave, descobri que estava com fobia social e por mais de três meses nem saí de casa. Depois comecei a fazer estágio numa escola que me deixou ainda pior. Eu queria poder fazer algo, mas aquilo tudo me desencantou. Aqueles adolescentes tão perdidos e aqueles professores vivendo entre a frustração e a indiferença.
Apesar disso, conheci muitos garotos interessantes, que ficarão na minha memória pra sempre. Especialmente João que ia a cavalo à escola e eu achava genial! Muito mais por gostar de animais, que por causa do contraste, devo confessar. A Égua era linda!

Depois veio o convite do meu professor, amigo, cúmplice, Sir Jovany Sales Rey, para revisar o manual de roteiro que ele estava querendo lançar. Revisei com um prazer indescritível, dei meus pitacos, insisti para citar o grande Sérgio Leone e enchi o saco do Jô no capítulo em que ele fala de adaptações da literatura para o cinema. Tantos pitacos me renderam o título de Supervisora Técnica (seja lá o que isso for) do livro: "O Papel do Cinema - Manual do roteirista cinematográfico" que foi lançado dia 12 de Dezembro em Vitória, no Espírito Santo, e estará disponível a partir do dia 15 de janeiro nas grandes redes de livraria, nas demais cidades do Brasil. Eu também escrevi o texto da contracapa.
Julho chegou e eu fui para Macaé - quem leu "O norte fruminense é cocrante" já sabe disso e eu não preciso me repetir.
Primeiro semestre finalizado, terminei o segundo semestre ainda com fobia social, mas menos grave que no primeiro. Abandonei zilhões de coisas, inclusive as bolas de "tarja preta", porque o álcool é meu amigo inseparável e torna as pessoas mais interessantes aos meus olhinhos. Além disso, eu sempre tenho as sessões de cinema para me deixarem feliz. Já disse meu mestre, Davi Oliveira Pinheiro: "a vida é uma merda fora das sessões".
Além de correr de gente, eu fiz um vídeo pro festival do minuto, que não foi selecionado, mas que eu gosto muito, porque foi divertido fazer! Vocês podem assisti-lo aqui: http://www.proluvas.com.br/mumemafu/1minuto/

Ajudei a organizar a mostra de vídeo "Cenas Juvenis", na Biblioteca Monteiro Lobato, que terminou no sábado dia 17 e volta em 2006, ainda sem data definida.
Para janeiro, toparam a minha idéia de exibir filmes inspirados em Histórias em Quadrinhos. Depois coloco o cartaz aqui, com os longas e as datas. E para quem conhece o Davi, aviso desde já que "O Combate" será exibido dia 14 de janeiro, junto com o longa "Darkman- a vigança sem rosto". Quem quiser me conhecer, ou quiser me ver, passe por lá nos dias 7 e 14 de janeiro que me verão com certeza.

Para 2006 tenho planos, sonhos, roteiros e muitos contos engavetados.
Também tenho crônicas e poemas que serão colocados nesse blog, prometo aos que gostam de ler meus devaneios.

Vou arrumar o layout desse blog tbm, só ter um tempinho, porque ainda estou toda atabalhoada, tentando organizar a minha vida, pois a depressão, a fobia social e a vida no geral me deixaram desanimada e agora estou tentando, a passos lentos, porém firmes, voltar a ser eu mesma.
Até lá, vou me deliciar com o livro "Fazer um filme", do Fellini, esse ser que usou o cinema para encantar platéias do mundo inteiro e deixou uma garotinha, filha de libaneses, enfeitiçada por sua obra, desde o momento que viu a Giulietta Masina interpretando Cabíria.

Beijos mil, seres que perdem seu tempo lendo minhas bobagens e me fazem sorrir por saber que se interessam. Especialmente, é claro, você tia TURMALINDA, que sempre me entrega um sorriso quando passa por aqui.

TUDO DE LINDO EM 2006!

domingo, dezembro 11, 2005

Casal LINDO









sexta-feira, dezembro 02, 2005

COM VOCÊS... BEDUÍNA DOS VELSO...


"Se tudo existe é porque sou. Mas por que esse mal estar? É porque não estou vivendo do único modo que existe para cada um de se viver e nem sei qual é. Desconfortável. Não me sinto bem. Não sei o que é que há. Mas alguma coisa está errada e dá mal estar. No entanto estou sendo franca e meu jogo é limpo. Abro o jogo. Só não conto os fatos de minha vida: sou secreta por natureza. O que há então? Só sei que não quero a impostura. Recuso-me. Eu me aprofundei mas não acredito em mim porque meu pensamentoé inventado."
(Clarice Lispector)