sábado, maio 17, 2003

Surpresa Lunar

A quinta-feira começou mal. Ou melhor, amanheceu mal, porque quando iniciou, o meu amigo Rô estava on-line e eu pude ser a primeira a dar Parabéns pra ele e mostrar o post que havia escrito em sua homenagem. Porém, o dia amanheceu e tudo que eu havia planejado foi dando errado. Queria ir ao cinema, andar pela Av. Paulista, passar na casa de uma amiga que está morando no Paraíso e depois ir à faculdade. Contudo, não deu tempo de ir ao cinema, a nuvem negra ameaçou a chover e meus planos foram por água abaixo...
Restou-me, então, ir à faculdade. Ao meu lado, a lua linda e a vontade de recitar Garcia Lorca. No caminho, a torcida do São Paulo espalhada pelos pontos de ônibus e o pensamento inevitável: "Ih! Tô perdida, hoje tem jogo no Morumbi e vai ser difícil voltar pra casa".
Realmente os astros não queriam me ajudar naquele dia.
A quinta-feira estava indo embora e as coisas piorando, a lua continuava lá, brilhando e me dizendo que algo iria mudar. Então, veio a esperança: conseguir uma carona, assim não passaria pelo estádio do Morumbi pra voltar pra casa. Fiquei esperando e meu amigo não apareceu, o medo aumentou quando um amigo sãopaulino, que ouvia o jogo, disse-me: São Paulo está perdendo.
Legal! O jogo acabando, São Paulo perdendo e eu passando em frente ao estádio no final do jogo. A essa hora, mesmo a lua brilhando, eu não sabia o que pensar, nem o que pedir: São Paulo virar o jogo? De que adiantaria, torcida exaltada do mesmo jeito... Meu amigo aparecer? Todos já tinham ido embora da faculdade. Só um milagre...
Eu estava esperando o amigo da carona com um outro amigo meu que esperava uma outra amiga nossa. Ela saiu e veio a salvação:- Não tem carona? Dorme aí no seu "marido". Pegou o telefone, ligou pra ele avisando, ligou para minha mãe tranqüilizando-a e fomos andando pela faculdade acompanhados pela lua mais linda do mundo.
Mas a lua não contentou-se em me acompanhar, queria fazer-me uma surpresa. Era dia de eclipse! Fomos à praça do relógio, deitamos na grama e presenciamos um lindo Show da minha amiga e de seus companheiros no céu. Enquanto a sombra da Terra passava na sua frente, o céu ficava mais escuro e as estrelas se mostravam mais. Vênus, enorme, pegou emprestado o brilho do sol e brilhava intensamente. Uma nuvem, em formato de mulher com os cabelos ao vento, abaixava a cabeça para não passar em frente à lua.
Aqui na Terra, acompanhamos com vinho, risadas, pedidos e sonhos. Só faltou Lorca, porque eu esqueci o poema, mas não tem importância, cantei algumas musiquinhas do Chico ao lado de um amigo, recitei alguns versos do "Soneto de Orpheu" do Vinícius e uivei em agradecimento por um final de noite tão agradável, depois de um dia tão difícil.
Não poderia ter tido uma quinta-feira melhor.

Nenhum comentário: