sábado, dezembro 06, 2003

Agora que o Semestre Acabou, vou falar de Literatura.

Estava procurando na net coisas sobre a geração 90 de escritores brasileiros. Eu tentei ler alguns textos dessa geração e percebi que a princípio o interesse comum de todos eles é chocar, contudo, percebi também, que o único choque é com a gramática. Não tem nada a ver com a chamada tentativa de escrita popular dos modernos do início do século XX: o que acontece aqui é um atentado para com a estrutura da língua. Guimarães Rosa muda o conceito de linguagem, mas todos os seus neologismos estão dentro da estrutura e perfeitamente possíveis dentro de sua proposta. Até mesmo os surrealistas com sua literatura formulada numa espécie de pré-consciente e suas metáforas aparentemente sem nexo, conseguem ser mais inteligíveis que essa geração.
Não é o tipo de literatura que me agrada, contudo, em uma coletânea, também da geração 90, um nome me chamou atenção: Milton Hatoum. Eu já estava achando que a década estava perdida, achava realmente que a literatura havia sido esquecida e tudo que sobraria era a imagem, mas "Relatos de um certo oriente" mudou tudo que eu achava sobre os novos escritores. Esse livro me fez voltar ao prazer de conhecer coisas novas. O livro é de 1989 e por isso o autor fora incluido entre os escritores da década de 90, mas não tem nada a ver com o que estão chamando de nova geração.
Foi um dos poucos livros que li, esse ano, por escolha, e recomendo. Estou louca para ler"Dois irmãos" , seu novo trabalho, lançado em 2001.
E se você ainda não leu Relatos de um certo Oriente, é uma boa opção para as férias, vai por mim.

Nenhum comentário: