As mulheres de Picasso
As obras de Picasso são em sua maioria dedicadas às mulheres, suas mulheres. Em quase todas as mulheres de Picasso, notei uma fragilidade, um sussurro silencioso de quem clama por ajuda. Uma dor de quem sofre por amor e lança-se ao seu carrasco, pede ao Minotauro para ser devorada. Mintauro que, aliás, é outra obsessão de Picasso e talvez sua versão mitológica.
Contudo, uma mulher chama à atenção. Uma sucessão de quadros retratando uma mulher forte, sem olhos que imploram, apenas um olhar doce de quem compreende que, apesar do amor, é melhor sair do labirinto. O quadro, mais belo da exposição, na minha opinião. O quadro de uma mulher que eu quis conhecer e soube que foi a única que disse adeus ao pintor. A única que se cansou do labirinto e se foi. Jaqueline.
Infelizmente não achei na net a réplica do quadro que vi na exposição, achei um outro quadro de Jaqueline, semelhante ao que vi na OCA.
O único problema de Jaqueline é que ela foi mulher de Picasso. Escreveu sobre sua vida com ele. Não gosto disso, gosto de mulheres que foram mulheres e não mulheres de alguém. Gosto de Simone, ela foi mulher, foi além de ser mulher do Sartre.
quarta-feira, fevereiro 11, 2004
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário