terça-feira, junho 22, 2004

Cenas, frases e silêncios...

Na minha opinião, "O Poderoso Chefão" tem alguns dos melhores silêncios cinematográficos de todos os tempos. Revi o segundo ontem e ainda visualizo a cena em que Michael (Al Pacino) entra com o irmão daquele que vai acusá-lo no tribunal. É sensacional! Nada se diz e tudo se entende. Outra cena que me agrada muito é quando matam Fredo e seu irmão, sozinho, ouve o tiro e abaixa a cabeça. Silêncio absoluto. Não importa quantas vezes eu veja, sinto um nó na garganta e um certo mal estar.
Também gosto muito de algumas frases saídas da boca de Dom Vito Corleone (Marlon Brandon), e acho o máximo quando Michael, querendo matar Roth, o que parecia impossível, diz: "... o que a gente aprendeu com a história, é que se pode matar qualquer um."
Eu poderia falar de outros exemplos de frases geniais e assustadoras, como a de Wall Street (Oliver Stone): "Quer um amigo? Compre um cachorro." Porém, vou ficar por aqui hoje. Não estou muito inspirada e pretendo rever alguns filmes do Fellini para recarregar-me do diretor italiano.

Nenhum comentário: