quinta-feira, janeiro 22, 2004

Cinema:

Dicas de uma cinéfila compulsiva que economiza no almoço para ir ao cinema na hora do jantar:

Viu "As invasões bárbaras" e gostou? Então vá ver "O Declínio do Império Americano" que reestreou no Cinearte aqui em São Paulo. "As invasões...", eu achei melhor, mas vale conferir, há umas piadas entre os dois filmes que são bem legais... A cena em que eles falam sobre ir em danceterias também é genial e engraçada. E mais uma vez a sociedade perfeita, o tal do "American way of life" é discutido através de diálogos inteligentíssimos.

Lars Von Trier e 177 minutos de duração.
Pode parecer assustador até para quem gosta de filmes chineses e japoneses longos e lentos, mas Dogville é realmente uma boa pedida para quem gosta de filmes para pensar e quem gosta de filmes que prendem sem sentir o tempo passar. Roteiro ótimo, cenas interessantes e um final um tanto polêmico para os otimistas de plantão, mas se você é como eu e não acredita nem um pouco no ser humano, vai sentir um certo prazer...
Dizem se tratar de um crítica aos Estados Unidos da América Rica ( pq EUA o Brasil e o México também são, como diria Godard), contudo, acho que vai além, chega a ser uma crítica forte aos seres humanos, assim como todo o conceito de sociedade e por isso se passa nos EUAR, afinal, foram eles que ditaram os costumes das sociedades de hoje - lembram do tal "American way of life"?.
Outra dica é ler "Cândido ou O Otimismo" do Voltaire, tanto eu quanto a pessoa que foi ver comigo, lembramos do livro.

Se você está em São Paulo, veja no Cinesesc porque lá é sempre bom ver filmes.

Nenhum comentário: