domingo, janeiro 18, 2004

O eterno retorno

23 de Julho de 1993 - Oito menores mortos por policiais, na escadaria da igreja da Candelária no Rio de Janeiro.Cinqüenta menores dormiam no local quando ocorreu o massacre.

12 de Junho de 2000 - Ônibus é seqüestrado no Rio de Janeiro e resulta na morte de uma professora. Tudo foi televisionado. O seqüestrador era um dos sobreviventes da Chacina ocorrida em 1993 na Candelária.

02 de Outubro de 1992 - Uma rebelião no Pavilhão 9 da extinta Casa de Detenção, o Carandiru, é reprimida com a invasão de tropas da PM e resulta na morte de 111 presos.

18 de Fevereiro de 2001(?) -Explode a maior rebelião da história penitenciária de São Paulo. A partir do Carandiru, sob o comando do PCC (Primeiro Comando da Capital), 29 presídios localizados em 22 cidades diferentes do estado aderem à rebelião que envolveu 30 mil presos, o que provocou o pãnico em todo o estado de São Paulo. ( O PCC conseguiu o que nenhum movimento estudantil em todos os tempos jamais conseguiu sem a ajuda de novela da Globo - e eles estavam presos).


29 de Agosto de 1993 - Policiais invadem a favela de Vigário Geral no Rio de Janeiro e matam 21 pessoas. Nenhuma das vítimas eram acusadas de nenhum crime e não se tem notícias de que faziam parte de nenhuma ação ilegal na favela.

Final de 2002 - Ameaças e atentado à prefeitura do Rio de Janeiro. Morte do jornalista da Globo e reação de traficantes por toda a cidade, sob o comando de FBM que estava preso.

E o Brasil se contenta com medidas imediatas como a redução da maioridade penal, a promessa de aumentar o número de policiais e armá-los até os dentes, dizendo que educação e justiça social são medidas com resultados a médio e longo prazo, contudo, como podemos ver, a ação policial também é uma medida a médio e longo prazo, mas que se volta contra a própria sociedade. Não adianta prender um garoto de 16 anos se dentro das prisões ele ainda pode comandar o que acontece fora e, principalmente, será treinado para isso. Por que não pegar um menor e dar educação? Chega de dar exemplos de exceções, chega de dizer que o Zezinho cresceu na Febem e estuda Direito hoje em dia, porque os outros milhares de internos voltaram às ruas. Quem é regra? O Zezinho é que não é...
O eterno retorno, ação e reação, seja em termos filosóficos ou em termos da Física (uma ciência pretensa a exatidão), as ações tomadas vão retornar para a sociedade que, em geral, só tem a culpa de não ter escolha. E se não tomarmos cuidados, podemos ter uma revolução e se formos rever as revoluções dos outros países, vale lembrar que cada país faz a revolução dos injustiçados que tem e que não têm nada a perder...





Nenhum comentário: